LG promove fórum para debater as mudanças no consumo de conteúdo

ago 29, 2014 Em LG Institucional, TVs e Monitores
LG promove fórum para debater as mudanças no consumo de conteúdo
Especialistas de UOL, GVT, YouTube e Spotify participaram do debate Com a crescente popularização das Smart TVs, o cenário de produção e consumo de conteúdo muda muito. Na última quarta-feira (6), a LG reuniu um grande time de profissionais para debater o assunto. A jornalista e apresentadora Astrid Fontenelle foi a mediadora do encontro, que ocorreu no espaço da Livraria da Vila, no Shopping JK Iguatemi.

O tema foi abordado sobre três ângulos: plataforma, infraestrutura e conteúdo. Entre os convidados da mesa debatedora, estavam especialistas como o gerente geral de produto Rogério Molina (LG), Fabiano Fenelon (gerente de inovação de Negócios Digitais da GVT), Carolina Baracat (head de marketing do Spotify), Rodrigo Flores (diretor de conteúdo do Portal UOL) e Diego Higgins (gerente de parcerias do YouTube). Em pesquisa recente, a LG constatou que 53% dos 160 milhões de proprietários de Smart TVs não sabem tudo o que ela pode oferecer e que 70% deles consideram esses equipamentos complicados demais. “A plataforma de alguns televisores não tem interação com o consumidor. Embora um modelo tenha processador Dual Core, ele não tem uma interface multitask, uma navegabilidade simples”, explicou Rogério Molina, da LG.

Mudança de cenário – As primeiras Smart TVs eram modelos de televisores apenas adaptados para acessar a internet, e não um produto novo. Logo, não conseguiam atender aos anseios do consumidor. A LG quer que o usuário possa desfrutar de todo este novo conteúdo digital de uma forma simples, com um comando como o de uma troca de canais. Para isso, desenvolveu as Smart TVs com o sistema webOS, apresentadas durante o evento. O sistema webOS oferece uma experiência intuitiva e integrada em uma plataforma multitask. Isso porque, ao contrário do que se fazia antes, não se trata de uma TV comum que, ao se apertar um botão, mostra uma “camada digital”. Foi algo construído completamente do zero – todo sobre a base webOS – para ser funcional, rápido e dialogar com o conteúdo digital de igual pra igual. Os produtores de conteúdo aprovaram. “Enormes possibilidades se abrem com um produto dessa categoria”, disse Rodrigo Flores, diretor de conteúdo do UOL. Para ele, é necessário se preparar para entregar excelência nessa plataforma. Diego Higgins, gerente de parcerias do YouTube, concordou: “a TV tem tudo para voltar a ter 100% da atenção do usuário”. Para Fabiano Fenelon, da GVT, as banda largas de ultravelocidade vão ser mais requisitadas que nunca frente a esse novo comportamento do consumidor. “Estimamos que vai triplicar a demanda em banda larga”, disse, mostrando que 50% do atual tráfego da empresa é com conteúdo de vídeo. Carolina Baracat, do Spotify, prevê que a TV vai ser uma central para escutar música também no Brasil. De acordo com um estudo apresentado por ela, as pessoas passam, em média, mais de 140 minutos por dia ouvindo música. Baracat afirma que os brasileiros vão estender esse comportamento também para a TV, a exemplo de outros países que já estão cada vez mais usando apps de streaming de músicas nas Smart TVs.

Ao fim, todos os presentes puderam fazer perguntas aos convidados e testar as novas Smart TVs LG com o sistema webOS. A reação não poderia ser melhor. Acompanhe alguns dos comentários feitos no Twitter com a hashtag #webOS.